Estatuto de Leis e Regras
O Estatuto de regras da comunidade Fegrafuvi obedece as decisões colegiadas dos membros afiliados a esta agremiação. A regência estabelecida e a normativa legal do conjunto de regras, leis e diretrizes é composta pela vontade da soberania dos membros, respeitando a livre manifestação de ideias, exposição de fatos e narrativas, sempre sob a luz da democracia plena, sistema pelo qual esta comunidade nutre profunda consideração, visando a convergência e harmonia entre as partes interessadas em jogos de futebol virtual, com a devida organização e administração dos conjuntos de valores que a comunidade ao longo dos anos incorporou.
O Grupo Fegrafuvi não possui órgão moderador ou julgador, as leis são fiscalizadas pelos próprios membros e aplicadas pelo colegiado do grupo.
Abaixo as regras acompanham de forma simples e textual, de fácil compreensão e interpretação, uma normativa, incluindo uma instrução para punição em alguns casos. É importante observar as emendas que serão datadas para questões de prova caso algum membro questione sua validade.
DECRETO MEMBROS FUNDADORES:
Dia 22/02/2017
1 - Modelo de competições (Liga) será conforme votação realizada em meados de Novembro 2016, disputada através de pontos corridos, sagrando-se campeão o time que obtiver maior número de pontos. Vitória 3 pts, Empate: 1 pt, Derrota 0 pt. Modelo de competições (Copa) dividida em 2 fases: 1ª Fase, todos contra todos, número de participantes a definir pela entidade Fivs. Turno único, se classificando para fase seguinte os 4 primeiros colocados. Na segunda fase, semi-finais em jogo único, com mando de campo para melhor colocado na classificação (1x4 e 2x3). Disputa de terceiro Lugar e Final em jogo único, mando de campo do time melhor classificado na primeira fase.
2 - Sistema de desempate: Havendo empate no número de pontos, será considerado 1° saldo de gols, 2° número de vitórias, 3° gols pró, 4° confronto direto (sem saldo de gols), 5° menor número de cartões vermelho, 6° menor número de cartões amarelo, 7° sorteio. Este sistema se aplica tanto a Liga quanto a Copa.
3 -Janela de transferência será fechada em 72 horas após a confirmação da data de realização da Liga, fechando também o BID. ***(vêr emenda nº3)
4 - Confirmando a presença de 7 a 8 participantes, a Liga será disputada em turno único.
5 - Por motivos de desistência, ausência, ou por motivos diversos, o número de participantes for de 5 a 6 a Liga será disputada em turno e returno.
6 - Havendo número inferior a 5 participantes, a Liga e ou a Copa, será suspensa para tentativa de reunir o mínimo de 5 participantes em outra data a combinar.
7 - Serão consideradas as regras tácitas (ocultas) já de costume, dando prioridade ao controle n°1 como mandante do jogo que terá prioridade na escolha das opções e definições como estádio, uniformes, câmera a ser utilizada, velocidade do jogo entre outros detalhes de configuração. *(Status dos jogadores não poderá ser alterado, o sistema válido é o aleatório) Flechas de motivação.
8 - O visitante poderá escolher seu uniforme desde que as cores não atrapalhem seu adversário (mandante).
9 - Havendo divergência na escolha da câmera escolhida pelo mandante, será escolhida a câmera padrão do jogo.
10 - Acesso ao "start" (pause) será permitido quando o jogo estiver parado. Quem não respeitar essa regra receberá uma advertência, e havendo reincidência, o infrator perderá um ponto na tabela a cada acesso intempestivo ao "start". Nos casos de jogos de decisão como na segunda fase da copa, havendo reiscidência, o time será desqualificado (eliminado).
11 - É preservado o direito ao "default" nos jogadores que disputarão a Liga, porém este direito não pode se sobrepor ao andamento da competição, ou seja, ele não pode atrapalhar a realização dos jogos. Qualquer afiliado poderá proceder com o default de qualquer time, porém o procedimento do default dar-se-a antes do início da Liga/Copa, não podendo extrapolar o horário oficial marcado para o início da Liga/Copa. Poderá também fazer o procedimento de default após o término da Liga/Copa.
12 - Em Relação ao Pach ou Mode: Será permitido edição no jogo nos quesitos Nome do Time, Estádio, Emblema, Uniformes, Nome de Jogadores. Porém NÃO será permitido alterações no body dos jogadores, muito menos nos gráficos que deverão ser preservados como padrão original do jogo.
13 - Punição para abandono de partida antes do término. Nesses casos será feita uma advertência ao infrator com a perda de um ponto na tabela de classificação, e havendo reincidência o time será eliminado por indisciplina.
14 - Punição para abandono a Liga/Copa em meio a disputa. Participante que por motivo banal sem justificativa abandonar a competição receberá as seguintes sanções: A- Suspensão de 120 dias de competições oficiais. B- Não poderá contratar ou modificar seu elenco por 120 dias. C- Perderá direitos como testes de jogadores e Reserva de jogador ausente no jogo pelo mesmo período 120 dias.
15 - Será utilizada a posição final da tabela de classificação da Liga para obtenção de vaga para os times que disputarão a Copa Fegrafuvi. Como a Fegrafuvi não possui poder discricionário sobre a Copa, cabe ao grupo se pronunciar sobre a quantidade de times que disputarão a Copa.
16 - Qualquer conflito que houver ao transcorrer da Liga, ficará a cargo do presidente da Fegrafuvi que possui poder discricionário para tomada de decisão. O mesmo vale em relação a Copa, que terá como moderador o presidente da entidade.
17 - Para mudança de critério no dia da Liga/Copa, somente será aceita sob autorização do presidente da Fegrafuvi acompanhada da unanimidade dos afiliados.
EMENDA Nº 001 - Sobre a permissão para utilização de PEN-DRIVE, sujeitando-se a regra nº11 que consiste em na verificação e default caso algum afiliado desejar. Emenda aprovada dia 14/12/16.
EMENDA Nº 002 - Sobre a desqualificação do time a Copa Fivs por se ausentar da Liga por motivos não justificáveis. Emenda aprovada dia 15/12/16.
EMENDA Nº 003 - Sobre alteração no prazo que estabelece o fechamento da janela de transferência BID. A janela de transferência será fechada 15 dias antes da realização da Liga. Emenda aprovada em 02/01/17.
EMENDA Nº 004 - Sobre abertura da janela dentro dos 15 dias em que a janela esta fechada. Será permitida abertura da janela neste período por durante 24horas a combinar entre os clubes, somente no caso da Konami disponibilizar atualização do jogo que denote modificações, alterações nos "stats" dos jogadores. Atualização de mera modificação de chuteiras, estádios, não será validada para abertura da janela. Emenda aprovada em 02/01/17.
EMENDA Nº 005 - Sobre modo de suspensão de jogador por cartões: Acumulou 1 cartão vermelho, fica suspenso da partida seguinte. Acumulou 2 cartões amarelos, fica suspenso da partida seguinte. Emenda aprovada em 04/01/17 em caráter de ser uma regra antiga.
EMENDA Nº 006 - Os Membros Fundadores respeita a livre vontade dos clubes que desejam manter suas negociações sob sigilo particular, porém salienta que não tornar público no grupo Fivs transfere toda responsabilidade para o clube diretamente envolvido na negociação. Os clubes já estão orientados a guardar as provas (prints) de negociações, onde estão estipulados valores, trocas, prazo de pagamento, e até multa com penhora de jogadores. A Fegrafuvi não solicita detalhes de um negócio, como valores, prazo, etc... Exceto obviamente nas transferências de jogadores que serão alteradas no BID. Mas a partir desta data (19/03/2017), nos casos em que houver um jogador dado em garantia de um cumprimento de pagamento a prazo, solicitamos o anúncio no grupo Fivs. Se um jogador está vinculado em um negócio, dado como garantia, nada mais justo que todos fiquem sabendo, para que este mesmo jogador não seja envolvido em outro negócio. Diante desta conclusão: Caso ocorra, de um jogador dado em garantia, for negociado, deixando o clube desamparado de sua garantia, o procedimento será este: O clube que recebeu um jogador em garantia, poderá substituir este jogador por QUALQUER um jogador do elenco do time que se desfez dá garantia que foi dada inicialmente.
O Grupo Fegrafuvi não possui órgão moderador ou julgador, as leis são fiscalizadas pelos próprios membros e aplicadas pelo colegiado do grupo.
Abaixo as regras acompanham de forma simples e textual, de fácil compreensão e interpretação, uma normativa, incluindo uma instrução para punição em alguns casos. É importante observar as emendas que serão datadas para questões de prova caso algum membro questione sua validade.
DECRETO MEMBROS FUNDADORES:
Dia 22/02/2017
* Membros Fundadores: Órgão superior e moderador.
( Discute regras, determina regras, mas pode ter suas determinações revisadas pelo grupo geral). Órgão Membros Fundadores possui poder de desempate caso o grupo geral da Fegrafuvi tenha como resultado de empate em suas votações.
* Grupo Fegrafuvi: Possui poder soberano, ou seja, toda decisão feita neste grupo não pode ser contestada ou revisada, a decisão da maioria é soberana e plena. Em caso de empate, o tema votado fica a cargo dos membros fundadores para definição
* Se houver empate nos dois órgãos, no grupo Fegrafuvi e no Membros Fundadores, a proposta é negada, rejeitada ou reprovada.
* Quando um membro optar por anular seu voto, ele não poderá voltar atrás. Uma vez manifestado no grupo Fegrafuvi como voto nulo ou abstenção, não terá mais volta.
* Após finalizada a votação, ainda sim, qualquer membro que tenha votado poderá revisar seu voto num prazo de 24 horas.
1 - Modelo de competições (Liga) será conforme votação realizada em meados de Novembro 2016, disputada através de pontos corridos, sagrando-se campeão o time que obtiver maior número de pontos. Vitória 3 pts, Empate: 1 pt, Derrota 0 pt. Modelo de competições (Copa) dividida em 2 fases: 1ª Fase, todos contra todos, número de participantes a definir pela entidade Fivs. Turno único, se classificando para fase seguinte os 4 primeiros colocados. Na segunda fase, semi-finais em jogo único, com mando de campo para melhor colocado na classificação (1x4 e 2x3). Disputa de terceiro Lugar e Final em jogo único, mando de campo do time melhor classificado na primeira fase.
2 - Sistema de desempate: Havendo empate no número de pontos, será considerado 1° saldo de gols, 2° número de vitórias, 3° gols pró, 4° confronto direto (sem saldo de gols), 5° menor número de cartões vermelho, 6° menor número de cartões amarelo, 7° sorteio. Este sistema se aplica tanto a Liga quanto a Copa.
3 -Janela de transferência será fechada em 72 horas após a confirmação da data de realização da Liga, fechando também o BID. ***(vêr emenda nº3)
4 - Confirmando a presença de 7 a 8 participantes, a Liga será disputada em turno único.
5 - Por motivos de desistência, ausência, ou por motivos diversos, o número de participantes for de 5 a 6 a Liga será disputada em turno e returno.
6 - Havendo número inferior a 5 participantes, a Liga e ou a Copa, será suspensa para tentativa de reunir o mínimo de 5 participantes em outra data a combinar.
7 - Serão consideradas as regras tácitas (ocultas) já de costume, dando prioridade ao controle n°1 como mandante do jogo que terá prioridade na escolha das opções e definições como estádio, uniformes, câmera a ser utilizada, velocidade do jogo entre outros detalhes de configuração. *(Status dos jogadores não poderá ser alterado, o sistema válido é o aleatório) Flechas de motivação.
8 - O visitante poderá escolher seu uniforme desde que as cores não atrapalhem seu adversário (mandante).
9 - Havendo divergência na escolha da câmera escolhida pelo mandante, será escolhida a câmera padrão do jogo.
10 - Acesso ao "start" (pause) será permitido quando o jogo estiver parado. Quem não respeitar essa regra receberá uma advertência, e havendo reincidência, o infrator perderá um ponto na tabela a cada acesso intempestivo ao "start". Nos casos de jogos de decisão como na segunda fase da copa, havendo reiscidência, o time será desqualificado (eliminado).
11 - É preservado o direito ao "default" nos jogadores que disputarão a Liga, porém este direito não pode se sobrepor ao andamento da competição, ou seja, ele não pode atrapalhar a realização dos jogos. Qualquer afiliado poderá proceder com o default de qualquer time, porém o procedimento do default dar-se-a antes do início da Liga/Copa, não podendo extrapolar o horário oficial marcado para o início da Liga/Copa. Poderá também fazer o procedimento de default após o término da Liga/Copa.
12 - Em Relação ao Pach ou Mode: Será permitido edição no jogo nos quesitos Nome do Time, Estádio, Emblema, Uniformes, Nome de Jogadores. Porém NÃO será permitido alterações no body dos jogadores, muito menos nos gráficos que deverão ser preservados como padrão original do jogo.
13 - Punição para abandono de partida antes do término. Nesses casos será feita uma advertência ao infrator com a perda de um ponto na tabela de classificação, e havendo reincidência o time será eliminado por indisciplina.
14 - Punição para abandono a Liga/Copa em meio a disputa. Participante que por motivo banal sem justificativa abandonar a competição receberá as seguintes sanções: A- Suspensão de 120 dias de competições oficiais. B- Não poderá contratar ou modificar seu elenco por 120 dias. C- Perderá direitos como testes de jogadores e Reserva de jogador ausente no jogo pelo mesmo período 120 dias.
15 - Será utilizada a posição final da tabela de classificação da Liga para obtenção de vaga para os times que disputarão a Copa Fegrafuvi. Como a Fegrafuvi não possui poder discricionário sobre a Copa, cabe ao grupo se pronunciar sobre a quantidade de times que disputarão a Copa.
16 - Qualquer conflito que houver ao transcorrer da Liga, ficará a cargo do presidente da Fegrafuvi que possui poder discricionário para tomada de decisão. O mesmo vale em relação a Copa, que terá como moderador o presidente da entidade.
17 - Para mudança de critério no dia da Liga/Copa, somente será aceita sob autorização do presidente da Fegrafuvi acompanhada da unanimidade dos afiliados.
EMENDA Nº 001 - Sobre a permissão para utilização de PEN-DRIVE, sujeitando-se a regra nº11 que consiste em na verificação e default caso algum afiliado desejar. Emenda aprovada dia 14/12/16.
EMENDA Nº 002 - Sobre a desqualificação do time a Copa Fivs por se ausentar da Liga por motivos não justificáveis. Emenda aprovada dia 15/12/16.
EMENDA Nº 003 - Sobre alteração no prazo que estabelece o fechamento da janela de transferência BID. A janela de transferência será fechada 15 dias antes da realização da Liga. Emenda aprovada em 02/01/17.
EMENDA Nº 004 - Sobre abertura da janela dentro dos 15 dias em que a janela esta fechada. Será permitida abertura da janela neste período por durante 24horas a combinar entre os clubes, somente no caso da Konami disponibilizar atualização do jogo que denote modificações, alterações nos "stats" dos jogadores. Atualização de mera modificação de chuteiras, estádios, não será validada para abertura da janela. Emenda aprovada em 02/01/17.
EMENDA Nº 005 - Sobre modo de suspensão de jogador por cartões: Acumulou 1 cartão vermelho, fica suspenso da partida seguinte. Acumulou 2 cartões amarelos, fica suspenso da partida seguinte. Emenda aprovada em 04/01/17 em caráter de ser uma regra antiga.
EMENDA Nº 006 - Os Membros Fundadores respeita a livre vontade dos clubes que desejam manter suas negociações sob sigilo particular, porém salienta que não tornar público no grupo Fivs transfere toda responsabilidade para o clube diretamente envolvido na negociação. Os clubes já estão orientados a guardar as provas (prints) de negociações, onde estão estipulados valores, trocas, prazo de pagamento, e até multa com penhora de jogadores. A Fegrafuvi não solicita detalhes de um negócio, como valores, prazo, etc... Exceto obviamente nas transferências de jogadores que serão alteradas no BID. Mas a partir desta data (19/03/2017), nos casos em que houver um jogador dado em garantia de um cumprimento de pagamento a prazo, solicitamos o anúncio no grupo Fivs. Se um jogador está vinculado em um negócio, dado como garantia, nada mais justo que todos fiquem sabendo, para que este mesmo jogador não seja envolvido em outro negócio. Diante desta conclusão: Caso ocorra, de um jogador dado em garantia, for negociado, deixando o clube desamparado de sua garantia, o procedimento será este: O clube que recebeu um jogador em garantia, poderá substituir este jogador por QUALQUER um jogador do elenco do time que se desfez dá garantia que foi dada inicialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário